20 abril, 2010

A Garagem de Kubrick

Gosto de pensar que pertenço a uma imensa minoria que acredita que a banda desenhada em formato digital nunca irá impor. Pessoalmente, dificilmente consigo ler uma bd neste formato. Apenas abro excepções se a qualidade do argumento e do desenho assim o justificar, e mesmo assim, se o webcomic ocupar no máximo uma página.
O que me traz hoje aqui é justamente uma dessas excepções, que tenho acompanhado desde da sua criação, e que (por acaso ou talvez não) reúne duas das minhas paixões: bd e cinema.
Intitula-se A Garagem de Kubrick (GDK) e é um webcomic “realizado” por JB Martins e desenhado pela Carla Rodrigues (a mesma que assina o desenho da capa da Zona Fantástica). Tal como o nome sugere, este webcomic inspira-se na temática cinematográfica onde os universo cruzados podem ser os mais opostos, para construir pequenas histórias, num registo humorístico muito bom. Claro está que é preciso ter alguma cultura cinéfila para se entrar no contexto, mas facilmente lá se chega, até porque o desenho (a as cores) da Carla, tanto para as personagens como na definição dos ambientes são excelentes!
Publico em baixo, a título de exemplo, o GDK 17 (versão inglesa), onde o universo “Matrix” se cruza com o mundo louco de “Alice in Wonderland”. Outro dos meus favoritos é o GDK 16. Passem por aqui e deliciem-se. Vale a pena!
GDK15

3 comentários:

Nuno Amado disse...

Concordo perfeitamente contigo!
É um excelente webcomic, e como dizes no fim... vale a pena!

Unknown disse...

Grande webcomic, como dizes, a escrita e desenhos complementam-se incrivelmente bem :)

Halotuga disse...

Olá, espero bem que não acabem com o formato papel, porque o prazer que se tira de ter o livro nas mãos é insubstituivel.