09 setembro, 2013

Leitura: Death Note vol. 5 - Recomeço

Continuo absorvido pela leitura de Death Note. E retomo aqui a rúbrica «leituras» no quinto livro da série. Curiosamente Recomeço é o título deste volume. A sua leitura surpreende. Assiste-se à inversão do caminho que já nos tinhamos habituado nesta série. Sob forte pressão de L, Light aceita ser detido para afastar as suspeitas de ser Kira. Em consequência abdica do seu Death Note e das suas memórias como Kira. Daí o título da história.

Toda esta situação, que já se tinha envolvido inclusivamente Misa, igualmente detida e que anteriormente já tinha renunciado ao seu Death Note, pareceu-me algo forçada. Então o capitulo Pai e Filho, com o chefe Yagami a confrontar Light, mostra-se exagerado e como tal perfeitamente dispensável. Confesso que não apreciei esta opção na história. A falta de Light como Kira e a ausência de Ryuk tira algum encanto à narrativa.

Na sequência de todos estes desenvolvimentos, surge agora um terceiro Kira, identificado pela coincidência de uma série de mortes ocorridas no mundo empresarial.

Apesar de ficar com a ideia, que toda esta situação representa apenas um desvio no desenvolvimento da história principal, a verdade é que a sua leitura revela-se interessante, pelo não só pelo surgimento de novos personagens, Wedy, uma ladra e Aiber, um vigarista principal, que curiosamente trabalham com L, como pelo facto do novo Kira encontrar-se num grupo de oito suspeitos, os administradores do grupo Yotsuba.

A acção centra-se então neste grupo, pelo que a expectativa será observar no próximo volume os desenvolvimentos que conduzirão à identificação do 3º Kira. Recomeço mostra-se assim de leitura interessante, mas alguns furos abaixo da intensidade dos volumes anteriores.


Death Note – Recomeço
Autores: Tsugumi Ohba (argumento) e Takeshi Obata (desenho)
Volume 5, preto e branco, TPB
Editora: Edições Devir, 1ª edição de Março de 2013




Outros volume já publicados na colecção:
- Death Note vol. 1 - Aborrecidos
Death Note vol. 2 - Encontro
- Death Note vol. 3 - Corrida Louca
- Death Note vol. 4 - Amor

5 comentários:

Loot disse...

Os primeiros volumes são os meus favoritos mas considero a série muito boa até ao 7.

Aquela cena em que o L se revela ao Light é fenomenal. No 6 tens essa investigação que falas, não é dos meus volumes preferidos tendo em conta os primeiros, mas valorizo-o mto pela mudança de rumo da série e porque sabe construir esse enredo muito bem para terminar de uma forma esplendorosa, mas isso só vais ver no 7º ;)

Anónimo disse...

Caro Nuno:
Os volumes 5 e 6 foram os que menos me interessaram até ao momento. Mas acreditei que, com o final do 6, o manga regressaria a bom rumo. Veremos...
Entretanto, quero congratular-te, na tua qualidade de antigo colaborador do BDesenhada.com, pelo "Notas Bedéfilas" continuar vivo e a recomendar-se ;-)
Quando puderes, passa pela meu novo espaço, para veres se te agrada.
E muitos parabéns por dia 1 de setembro :-)
Abraço,
Nuno

Nuno Neves disse...

Viva Gabriel, nesta altura do campeonato já li o volume 6, do qual gostei bastante sobretudo pelo capitulo final deste. Mas esta opção de um Kira ao serviço de um grupo económico não achei particularmente interessante, Aguardo então com grandes expectativas o volume 7. Abraço

Nuno Neves disse...

Ora viva Nuno, já lá vai algum tempo desde do BDesenhada.com o qual lamento que tenha acabado de forma tão abrupta e sem qualquer explicação. Guardo a memória de um excelente portal. Tenho passado regularmente pelo teu novo "bd" até porque tens publicado de forma assídua e está linkado aqui na coluna do lado direito. E obrigado pelos parabéns! Abraço

Loot disse...

O novo Kira é um idiota sim mas achei importante a sua criação para nos mostrar como outra pessoa distinta de Light, alguém mais apegado ao dinheiro, usaria o caderno.

Quanto ao volume 7, se bem me lembro tem alguns dos meus capitulos favoritos, mas são logo os primeiros, é no fundo, o concluir deste arco. Depois muda e já não é tão bom. Como referi prefiro esta primeira parte da saga do que a segunda que começará aí. Mas tb é boa e tb vale a pena, mas não me vou estender, para não fazer asneira e falar demais. Depois volto ao assunto quando leres o 7 :)