06 outubro, 2013

O novo Asterix... entre os Pictos!


É certamente um dos lançamentos mais esperados do ano. Ou não se tratasse do novo álbum de uma colecção que apresenta uns números invejáveis: vendas superiores a uns incríveis 350 milhões de álbuns em todo o mundo. Asterix é sem dúvida um dos mais populares heróis da banda desenhada. O novo álbum, o 35º da colecção, com o título original Astérix chez les Pictes, que em Portugal foi traduzido para Asterix entre os Pictos, encontra-se a suscitar uma grande curiosidade uma vez que será a primeira aventura que não contará com a participação dos autores originais da série. Bem, Uderzo ainda assina o desenho da capa juntamente com o novo desenhador Didier Conrad, e mais mal não fará.
E assim, no próximo dia 24 de Outubro, com lançamento em 15 países, Portugal incluído, e uma louca tiragem global de cinco milhões de álbuns, teremos a nova aventura que certamente nos fará esquecer álbuns anteriores, como o mau O Aniversário de Asterix e Obelix e o desastre O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça. A editora promete surpresas e animações e eu até sou gajo para ir à meia-noite comprar o álbum. Por toutatis!

Sobre os (novos) autores
 
Jean-Yves Ferri – Argumentista - Em 1996, publica o seu primeiro álbum de BD, “Les Fables Autonomes” (2 volumes publicados). Continua com as aventuras do seu polícia rural, Aimé Lacapelle, uma figura que haveria de tornar-se mítica no seio da Polícia Montada do Tarn, e de que serão publicados quatro álbums entre 2000 e 2007. Em 1995 conhece, em Paris, o seu futuro co-autor para o desenho: Manu Larcenet. Este encontro leva à criação da célebre série “Le Retour à la Terre”, de que Ferri será o argumentista e que conta já com 7 volumes.

Didier Conrad – Desenhador - Em 1973, dá os seus primeiros passos no mundo da BD, através de uma “Carte Blanche” publicada no “Journal de Spirou”. Sob o pseudónimo de Pierce, inicia Kid Lucky, série que narra a infância do Lucky Luke de Morris. Em 2011 cria a série Marsu Kids, mais uma série derivada, desta feita a partir das aventuras do divertido Marsupilami, animal mítico inventado por Franquin. Uma obra rica, um traço reconhecível e respeitado, e cores incríveis!

Sem comentários: